Uma nova visão para... "O Currículo"
É gente, esse blog me proporcionou uma outra ideia de currículo, melhor dizendo, esclareceu muitos pontos que giram em torno desse tema da área educacional.
foram grandes autores abordados nessa disciplina e muitas questões levantadas, que geraram bastante e significativas discussões.
A primeira discussão referia-se ao texto "Produção de saberes na escola; suspeitas e apostas" escrito por José Carlos Libâneo, na qual era feita uma reflexão sobre a prática de saberes nas escolas.
O segundo texto, que foi o de Antônio Flávio Barbosa e vera Maria Candau, chamado de "Currículo, conhecimento e Cultura", deu início ao debate a cerca do currículo, onde foram apresentadas questões significativas para o desenvolvimento do currículoe também foi apresentado a ideia do currículo oculto.Esse texto foi bastante gratificante, pois passei a ter uma outra noção de como o currículo acontece e também de como ele poderia acontecer.A partir das discussões sobre cultura apresentadas nesse texto o professor Ivanildo sugeriu-nos o filme "CRASH-No limite", no qual pude observar que diferentes culturas podem e vivem em um mesmo meio, porém suas diferenças muitas vezes não são aceitas pelos outros, como ocorre muitas vezes em sala de aula.
O terceiro texto discutido e postado foi o "O Currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática?", de Gimeno Sacristán, no qual relacionava teoria e prática, abordando também como os conteúdos são determinados, além da conceitualização de currículo.
Em outro texto de Gimeno Sacristán, "O currículo apresentado aos professores", apareceu um dos pontos em que mais me chamou a atenção: o uso do livro didático na condução da prática pedagógico escolar. Aproveitando esse gancho publiquei uma entrevista a respeito do livro didático " a favor ou contra?". Na verdade esse meio pode se tornar um grande vilão, se "não exercer sua função" e se professores somente o utilizarem na sua prática.
Finalizando a discussão a respeito do Currículo,foi proposto outro texto de Sacristán,denominado de "o currículo modelado pelos professores", que trazia a idéia de que os professores são os responsáveis pela condução, administração e reprodução do currículo no contexto escolar.
Todos esses textos abordados pela disciplina de EEPP 3, puderam me proporcionar diferentes ideias e concepções a respeito da temática proposta( currículo),e que na verdade ainda acho que muito tenho ainda a descobrir e pesquisar sobre esse amplo campo de estudo.
Bem, acredito que meus objetivos foram atingidos!! Se vocês tinham uma visão de currículo e agora, após todos estes estudos, possuem uma outra visão, então a disciplina foi importante para a formação de vocês!! Sua síntese representa, de modo claro, nossa caminhada no semestre.
ResponderExcluir