Esse blog foi criado com o intúito de que possamos refletir e pensar mais sobre como anda a educaçao em nosso país.
terça-feira, 21 de julho de 2009
" O currículo modelado pelos professores"
O texto " O currículo modelado pelos professores" ´é bastante extenso e apresenta significativos pontos de discussão que se voltam ao propósito geral de discusão da disciplina de EEPP3: o currículo
Gimeno, dividiu esse capítulo em alguns pontos para melhor esquematizar esse assunto.
Inicialmente ele faz uma introdução da mediação do professor através do currículo, e parte a seguir para os seguintes tópicos:
*significados, dilemas e práxis
*concepções epistemológicas do professor
*dimensões do conhecimento nas perspectivas dos professores
*estrutura social do trabalho profissional e poder de mediação no currículo
Na parte introdutória,é mostrado que o professor se torna sujeito na prática do currículo, e não objeto, pois ele é o principal responsável na adaptação do currículo para a sua prática cotidiana em sala de aula, pois ele sabe todas as dificuldades e facilidades existentes nesse meio , principalmente as de seus alunos.
contudo, apesar dessa autonomia para conduzir sua prática, os professores ainda se veem obrigados a cumprir determinções impostas pela administração escolar.
SIGNIFICADOS, DILEMAS E PRÁXIS:
" A atribuição de significados se concretiza em critérios para ponderar o conteúdo, em concepções ou apreciações a respeito do valor cognitivo dos mesmos ou sobre sua significação educativa, mas tais significados também são tangidos emodcional e socialmente".
O papel do professor pode se situar em três níveis de possíveis:
1º- nível de imitação-manutenção, onde os professores são seguidores dos livros-textos;
2º-professor como mediador na adaptação dos materiais, dos currículos ou das inovações nas condições em que atua;
3ºO professor criativo-gerador, que pensa juntamente com seus companheiros, avalia, diagnostica, interpreta, adata, cria, busca novos caminhos.
CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO PROFESSOR:
Alguns docentes possuem uma concepção epstemológica implícita, onde é dada uma maior importância a determinados conteúdos do que a outros.
É o planejamento do professor que decidirá os conteúdos que os alunos irão aprender.
DIMENSÕES DO CONHECIMENTO NAS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES:
Nesse tópico, é pontuado a questão de que o conhecimento docente é moldado pela cultura em que se está inserido e que muitas vezes acabam não levando em consideraão outras hipóteses propostas por outrem.
"A mediação do professor ressalta a sua influência e a importância de sua formação cultural e profissional"
ESTRUTURA SOCIAL DO TRABALHO PROFISSIONAL E SEU PODER DE MEDIAÇÃO NO CURRÍCULO:
nesse tópico é mostrada a relação do trabalho individual e do coletivo dos docentes.Existem muitas divergencias em torno dessa relação.
Os problemas do trabalho individual são mais técnicos, enquanto os de ordem coletiva são mais sócio-políticos. O trabalho coletivo proporciona melhores discussões, um maios conhecimento dos alunos e dos problemas desses alunos.Porém, às vezes o trabalho em grupo acaba subtraindo a autonomia dos professores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito boa a síntese! Senti falta de uma relação com a prática...
ResponderExcluir