terça-feira, 30 de junho de 2009

O currículo apresentado aos professores


O texto abordado nessa aula,chama-se " O currículo apresentado aos professores",e divide-se em duas partes.
A primeira parte denominada de " Economia,cultura e pedagogia nos materiais didáticos",inicia-se com algumas razões que farão com que o professor dependa de 'elaborações mais concretas e precisas dos currículos prescritos realizadas fora de sua prática',para desenvolver seu trabalho. São elas:
1ª A abordagem e o trabalho de diversas áreas para corresponder tanto as necessidades sociais e culturais, quanto pedagógicas;
2ª A capacidade profissional para se ter coerência na abordagem de diversos contextos;
3ª Uma formação pouco estruturada;
4ª Condições de trabalho com um suporte precário.
Essas razões acabam por impedir que os professores planejem sua prática curricular partindo de orientações gerais,fazendo assim que utilizem meios pré-elaborados de currículo para o ensino.
Esses tais meios acabam por moldar toda a prática curricular da grande maioria dos professores que utilizam-se dos 'livros-textos' para conduzir todo o seu trabalho em sala de aula.
Os livros textos começaram a infuenciar a conduta dos profissionais da educação a muito tempo. As empresas editatoriais viram nesse mercado uma grande oportunidade de lucro,e acabaram por ser grandes contribuintes dessa prática curricular unidirecional. Esses materiais impressos possuem uma conduta, na qual produzem uma 'verdade única',trazendo somente uma vertente de conteúdos.E tais conteúdos são designados para estipular o que cada série ou ano deve aprender por vez,em todas as áreas de estudo.Com isso, editores de tais acabam por gerar um trabalho unicamente baseado por um só macanismo, configurando toda uma prática pedagógica e profissional, legitimando os poderes públicos para intervir e regular de alguma forma sua produção e distribuição.
É preciso que haja uma política curricular renovadora para que se melhore o ensino e sua qualidade. A política curricular torna-se uma condicionadora da prática à medida que : altere e melhore a distribuição de competências profissionais pedagógicas; propicie a criação e diferenciação de meios que traduzem o currículo; potencie grupos de professores para a criação de materiais alternativos; exerça o controle do currículo por diferentes meios dos quais já existem.
Se faz necessário que ocorra um estímulo para que professores busquem novos meios didáticos para conduzirem sua prática, e que essa busca ocorra em grupo. Mas para que isso aconteça, é preciso que antes se criem condições para essa melhora do currículo e renovação da prática.
Na segunda parte do texto denominada "Pautas básicas para a análise de materiais curriculares",são propostos alguns pontos de reflexão quanto à pautas para avaliação de materiais cirriculares.São eles:
*Orientações básicas: é preciso que professores analisem os materiais de ante mão, saibam as justificativas de tais conteudos apresentados;escolham materiais que possam ter um mair tempo de uso; maior recurso de materiais disponíveis; substituição dos livros-textos por outros materiais que se adequem aos tópicos presentes no currículo; saber a opinião dos alunos referente ao material a ser utilizado; e a própria adequação ao aluno.
*Conteúdos: é preciso que os conteúdos tenham coêrência; que não sejam abordados hierarquicamente; que levem em consideração a realidade atual.
* Estruturação pedagógica:onde são mostradas as tarefas do professor e também as dos alunos.

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