sábado, 6 de junho de 2009

na aula do dia 26 de maio, começamos a discussão do texto "O currículo: Os conteúdos do ensino ou uma análise prática?"
* O currículo como estudo do conteúdo do ensino.
Alguns pontos que me charam a atenção:
No primeiro tópico, quando o autor que a educação para ser compreendida, exige ser entendida por três formas:a) como uma atividade que se expressa de formas distintas, que dispensa processos que tem certas consequências nos alunos,e , por isso, é preciso entender os diversos métodos de conduzi-la; b)Como o conteúdo de um projeto de socialização e de formação: o que se transmite, o que se pretende, os efeitos que se obtém; c) Como os agentes e os elementos que determinam a atividade e o conteúdo: forças sociais, instituição escolar, ambiente e clima pedagógico, professores, materiais, entre outros.
Outra questão interessante nesse tópico, é quando se fala que "sem conteúdo não há ensino"
Algo bastante interessante e que na minha visão é um dos principais problemas no âmbito escolar, é que os conteúdos do currículo são decididos fora do ambiente didático por agentes externos à educção, perdendo de vista as interações decorrentes das salas de aula.
no tópico 'o currículo como estudo do conteúdo do ensino', o ponto que me chamou a atenção foi quando o autor vem tratando que os conteúdos do currículo possuem uma tradição anglo-saxã e que falar de didática e programas são de tradição francesa, alemã e também espanhola.
'Um só conceito ou diversas concepções de currículo'- nesse tópicosão muitas questões interessantes, mas quero destacar principalmente as várias denominações de currículo que pude perceber: o oculto, o real, o manifesto...
Finalizando, na verdade, existem uma série de concepções e definições formuladas a respeito do curríclo.Contudo o mais importante para nós que estamos ou iremos penetrar no ambiente escolar, é que devemos considerar em qualquer que seja a conceitualização de currículo os seguintes aspectos:
*"o estudo do currículo deve servir para oferecer uma visão de cultura que se dá nas escolas, em sua dimensão oculta e manifesta, levando em conta as condições em que se desenvolve."
*" Trata-se de um projeto que só pode entendido como um processo historicamente condicionado, pertencente a uma sociedade, selecionado de acordo com as forças dominantes nele, mas não apenas com capacidade de reproduzir, mas também de incindir nessa mesma sociedade".
*"o currículo é um campo no qual interagem ideias e práticas reciprocamente".
*" como projeto cultural elaborado, condiciona a profissionalização do docente e é preciso vê-lo como ama pauta com diferente grau de flexibilidade para que os professores intervenham nele."

Um comentário:

  1. A reflexão começou a se delinear... Na seqüência da leitura, outros elementos podem surgir, além de buscar os contatos constantes com a realidade. Isto significa estabelecer as relações entre teoria/prática.

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