No dia 12 de maio, eu, Camila, e a colega Alessandra, apresentamos o tópico 4.2 "O currículo como um espaço em que se constrói o conhecimento escolar" do texto Currículo, conhecimento e cultura , de Antônio Flávio e Vera Candau.
Nesse tópico mostra-se o desejo de se reescrever os conhecimentos, identificando os interesses que foram ocultados ao longo do processo de construção do Currículo.
Segundo os autores, faz-se necessário que haja uma compreensão dos diferentes pontos de vistas que existem, por parte dos alunos, e não somente a prevalência de uma visão hegemônica.
É preciso que professores estimulem seus alunos a reescreverem conhecimentos, saberes, histórias, etc., para que se tenham outros pontos de vista.
Os autores sugerem que desafiemos a ótica dos dominantes e que promovamos um choque em diferentes abordagens. É essencial que se considere a escola como um espaço de cruzamento de culturas e saberes,e que seus componentes sejam repensados, além do rompimento com essa tendência homogeneizadora existente no contexto atual de currículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário