quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Gênero Textual - Resenha



Rouseau: o pai da pedagogia contemporânea
Jean-Jacques Rousseau, um filósofo de língua francesa( nascido em Genebra, em 1712), transformou a história da pedagogia em pleno século XVII, operando uma “Revolução Copernicana”, na qual a criança passara a ser o centro da reflexão pedagógica, com uma nova imagem: de boa e pura, e sendo articulada em etapas sucessivas, desde a primeira infância até a adolescência.
Rousseau teorizou alguns modelos educativos, onde dois prevaleceram: um destinado ao cidadão e o outro ao homem. Esses modelos eram ao mesmo tempo antagônicos e complementares. Contudo, o que era voltado mais ao cidadão, que possuía uma educação de caráter político, descrito na obra “ Contrato Social”, não predominou tanto quanto o modelo proposto em “Emílio”, o qual se voltava mais ao homem no sentido natural e equilibrado,e possuía uma visão de sentido pedagógico.
Na obra “Emílio” é teorizada uma noção de educação do homem em seu estado natural, sem que haja influências do ambiente social que possam corromper seu caráter, e que essa educação se dê a partir da orientação de um pedagogo.
As ideias contidas nesse romance pedagógico rousseauniano são inovações originais e foram de grande importância para a evolução do pensamento pedagógico moderno, onde se destacam três que constituem pontos fundamentais da contribuição de Rousseau à pedagogia: o primeiro é a descoberta da infância como fase independente que possui características próprias (puericentrismo); a segunda é a ligação entre motivação e aprendizagem(aprendizagem motivada); e a terceira é a atençaõ dedicada à antinomia e à contraditoriedade da relação educativa ( dialética autoridade-liberdade).
“Emílio” apresenta em sua base uma polêmica crítica ao modelo pedagógico de sua época: era contra os colégios jesuíticos( eram estes 'artificiais e livrescos') e contra a educação aristocrática (onde os filhos eram mera imitação dos adultos).
Rousseau exemplifica em “Emílio” a formação do homem natural a partir de cinco etapas reveladas em cinco livros:
- a primeira etapa é a infância(0 à 3 anos) e é caracterizada por uma educação higiênica e de liberdade;
- a segunda etapa é a 'Puerícia'(dos 4 aos 12 anos), onde o objetivo educativo é quanto ao fortalecimento do corpo e uso dos sentidos;
- a terceira etapa é a 'idade do útil'(pré-adolescência) caracterizada por uma aprendizagem empírica;
- a quarta etapa é a da adolescência, onde prepara para uma concepção religiosa de mundo, e onde há o despertar das paixões e manifestação de amizade;
-a quinta etapa encerra-se com o final feliz do amor de Emílio e Sofia, e com o empenho de como preceptor, educar seu filho. Nessa etapa é proposta uma educação para a mulher.
No texto pedagógico de Rousseau é apontada a importância de outros dois conceitos, que são o da 'educação negativa' e da 'educação indireta'. A educação negativa ocorre quando não há a intervenção do educador, que deve somente acompanhar o crescimento e proteger de influências viciosas da sociedade, o indivíduo. A educação indireta ocorre em contato com as coisas, onde há a valorização da natureza e das coisas, e a eliminação da influência dos homens.
Porém, apesar dessas ideias de educação, existe um paradoxo entre as propostas 'libertárias' defendidas por Rousseau e o papel da autoridade do educador, pois em alguns momentos em seus livros aparece a capacidade de esconder a intervenção coercitiva por parte do professor e torná-la tolerada pela criança. Essa visão se contradiz com a liberdade e o naturalismo comuns da pedagogia de Rousseau, pois parecem negar seus postulados fundamentais.

Um comentário:

  1. Camila, talvez, seu texto esteja mais voltado para o gênero biográfico do que pra resenha... Vale a penas dar uma revisada... ou adaptar o texto para que se ajuste ao gênero resenha!

    abs
    Ivan

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