segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Reflexão sobre os vídeos e o filme "Narradores de Javé"

Reflexão de Alba Valéria, Alessandra Rodrigues, Camila Colombeki e Ludymila Rangel.

Estas três experiências de aprendizado que nos foi proposta à discussão serve para refletirmos a importância da convenção da escrita e por isso mesmo a sua apreensão a cada pessoa principalmente na era atual, depois da “4ª revolução”, a digital, na qual o professor Antonio Carlos Xavier nos mostra.
A vivência do professor Júlio Araújo com educandos da graduação nos mostra que os mecanismos tecnológicos estão cada vez mais nos antecedendo, fazendo parte de nossas vidas, mesmo sem percebermos muitas vezes o valor que tem o compartilhamento de informações para o aprendizado coletivo.
Há a necessidade de superar a ideia de que a internet, os fóruns de debates, o próprio blog é algo que só se presta a lazer, a entretenimento, mas devemos como educadores e educandos discutir assuntos de “escola” através desses suportes. Haja vista que devemos buscar sempre uma relação contextualizada entre escolarização e a vida.
Assim também, no trecho do filme “Narradores de Javé” percebemos como para algumas pessoas o código alfabético é algo ainda distante apesar disso nunca ter impedido experiências de vida muito ricas... porém quando perceberam que a leitura e a escrita tornou-se necessária em determinado momento de suas vidas logo foram ampliando as suas visões de mundo e descobrindo como aquele povoado já tinha muita “história para contar”.
Percebemos que os dois casos (o relato do professor e o do filme) foram muito bem sucedidos quanto à necessidade que se tem atualmente do registro. Em decorrência da revolução tecnológica na qual a máquina dessa vez são os mais diversos meios eletrônicos que se tem a cada lançamento da “Microsoft”, torna-se muito importante a escola caminhar junto com estes avanços. Já que descobrimos que a tecnologia não irá nos desempregar e pelo contrário pode ser fonte de muitas outras habilidades a serem desenvolvidas, também percebemos que a idéia de progresso deve caminhar para a aquisição do conhecimento cada vez mais caminha para o “simbólico-reconstrutivo”, a escrita mediando a ação do sujeito ao conhecimento.
Com tudo isso, percebemos que devemos como educadores nos colocar também na posição de autores de nossas histórias como pessoas autônomas para assim criar em nossos educandos o prazer da descoberta frente a este mundo que nos apresenta infinitas possibilidades a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário