terça-feira, 12 de maio de 2009

Está na hora de romper

Reflexão sobre o filme CRASH: No limite, em paralelo com o texto: Currículo, conhecimento e cultura, de Vera Candau e Antônio Flávio Barbosa.


Antes de assistir ao filme, procurei o significado da palavra CRASH. Segundo um dicionário antigo, no qual pesquisei, essa palavra em português quer dizer espatifar-se, romper-se.
Fiquei pensando em que sentido ela estava sendo empregada, até ver assistir a produção.
somente ao final do filme, pude compreender seu sentido. CRASH:no limite, nos mostra um misto de culturas, onde ambas, apesar de suas diversidades estão sempre interligadas, sejam em conflitos ou necessidades.
Apesar dessa ligação, é constante a visão etnocêntrica, onde o outro é sempre inferior, a raiz do mal, sempre o culpado de tudo o que acontece de errado.
Esse filme nos leva a refletir à como estamos vendo o outro e como lidamos com as diferenças, sejam em nossos atos e ações, palavras ou pensamentos, principalmente no âmbito escolar.
Como queremos que nossas crianças tenham um mundo melhor e vivam em harmonia, se nós não lutamos para que isso aconteça?Por que ainda existe esse pensamento de que uma cultura ou raça é melhor do que a outra?
Devemos romper esse limite que existe entre as diversas culturas e extinguir esse pensamento etnocêntrico, para assim, construirmos uma sociedade onde não haja qualquer tipo de distinção e preconceito.
Ao relacionar esse filme como texto Currículo, conhecimento e cultura, percebi que a presença etnocêntricaabordada nas cenas do filme, encontra-se presente no modo como o currículo é executado em nossas escolas. Um exemplo disso, é quando vemos nos livros didáticos a presença da história contada pela classe dos "dominantes" e onde a parte "subalternizada" é lembrada somente em poucas passagens, como por exemplo, em "datas comemorativas".
Contudo, assim como CRASH,refere-se a "romper", o texto de Vera Candau e Antônio Flávio, também apresenta essa ideia.Eles propõem que diferentes culturas sejam abordadas, e que não seja feita uma homogeneização,mas sim que se tenha o respeito e a inserção de diferentes pontos de vista no contexto curricular.

Um comentário:

  1. Camila,o filme é um riquíssimo mosaico dos conflitos que acontecem na contemporaneidade entre pessoas diferentes, em situações sociais diferentes, em contextos econômicos diferentes e contextos culturais diferentes...Você faz algumas indicações interessantes para que a análise siga de forma mais profunda. Ao buscar o significado do título em português,você abre um caminho rico para o debate. Dessa forma,procure detalhar e aprofundar mais sua reflexão. Além disso, é essencial que se faça uma relação direta com o texto de Antonio Flávio e Vera Candau. Aponte aspectos que se vinculem à realidade social prática. Isso significa pensar de que forma o currículo pode ser trabalhado na direção de promover a solidariedade, a fraternidade, a superação de tabus, de preconceitos... Pense a respeito...

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