domingo, 3 de maio de 2009

comentário sobre a aula do dia 29 de abril de 2009


Nessa aula discutimos a primeira parte do texto"Currículo, conhecimento e cultura" de Antônio Flávio Barbosa Moreira e Vera Maria Candau, que vem trazendo alguns pontos que favorecem um debate em relação a como vem sendo desenvolvido o currículo nas escolas brasileiras.
Algumas questões foram levantadas pela turma e geraram uma boa discussão.
Levando em conta os efeitos gerados pelas relações de poder que permeiam nas salas de aula, uma colega disse que para se tenha uma melhora na qualidade de ensino seria preciso " aproveitar o que o aluno já sabe ". Concordo claramente com essa perspectiva, pois é preciso valorizar os conhecimentos prévios dos educandos para, a partir daí, serem trabalhados os conteúdos visados pelo currículo.
Outra colega se referiu aos métodos.Muitos professores se baseiam em um certo tipo de método para ensinar seus alunos, mas não percebem que é preciso buscar outras formas para que eles compreendam e aprendam. Além disso é preciso contextualizar e trazer os assuntos e matérias abordados, para a realidade.
Postarei mais sobre esse assunto, após a próxima aula, que será a continuação. Mas essa questão ainda vai gerar significativas discussões.

Um comentário:

  1. Camila, que bom que vocë já deixou indicado que aprofundará sua reflexão em outra postagem. Vocë iniciou bem a discussão e, com certeza, poderá contribuir mais para o debate...Fico aguardando as novas reflexões...

    ResponderExcluir