quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Gêneros Textuais



Este texto é um resumo elaborado a partir das releflexões e discussões sobre Gêneros textuais nas aulas de Tendências Atuais do Ensino da Língua Portuguesa 2, no dia 06 de Outubro de 2010.

Gêneros Textuais
Gêneros textuais são a forma de como a linguagem oral e escrita se realiza em qualquer sociedade, seja em textos literários ou não, e caracterizam-se pela sua funcionalidade, seja ela cognitiva (conhecimento, aprendizagem), comunicativa( interação com o outro) ou institucional( relacionadas as instituições).
Os gêneros textuais podem ser divididos em cunho instrucional, correspondência pessoal, texto jornalísticos e cientifico.
Os textos instrucionais são aqueles que tem objetivo de orientar, instruir algo. Exemplos: bulas  de remédios, regras de jogos,folhetos explicativos, mapas de cidades etc.
Os textos de correspondências  pessoais  tem objetivo de fazer uma comunicação entre os interlocutores seja realizada de forma rápida e eficiente. Exemplos: cartas, bilhetes, telegramas, telefonemas, e-mail’s.
Textos jornalísticos têm objetivo de informar, instruir, relatar acontecimentos ou até mesmo nos persuadindo, manipulando as informações, tentando nos convencer sobre algo. Exemplos: revistas, jornais, rádio e televisão, internet.
Os textos científicos são aqueles que tem um discurso de conhecimento de ordem cientifica de acordo com o surgimento de novos fatos, e redigido em uma linguagem formal padrão, onde no início do texto o autor expõe sua ideias, seus dados, causa e efeito.
Existem diferenças entre gêneros e tipos textuais. Os gêneros textuais se estruturam em critérios externos(sócio-comunicativos e discursivos) e os tipos textuais em critérios internos(lingüísticos e formais). Sendo assim, texto é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. E o discurso é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. O discurso se realiza nos textos.
“Os gêneros textuais constituem textos empiricamente realizados cumprindo funções em situações comunicativas” (MARCUSCHI,p.23)

Tipos Textuais
“Constituem sequências linguísticas ou sequências de enunciados no interior dos gêneros e não são textos empíricos” (MARCUSCHI,p.23)
Os tipos textuais são divididos em cinco categorias:
Descritivas: Apresenta uma oração simples,com o verbo estático no tempo presente ou imperfeito, com as suas características.
Narrativa: Apresenta uma ação, tempo, lugar, espaço com personagens.
Expositiva: Apresenta uma definição, ou um conceito.
Argumentativa: Defende as ideias, atribui as qualidades.
Injuntiva: Incita uma ação, uma ordem. “os textos injuntivos apresentam o predomínio de sequências imperativas” (MARCUSCHI,p.29)
Podemos dizer que, na classificação dos gêneros há: Intertextualidade intergêneros: um gênero com a função do outro, heterogeneidade: um gênero com a presença de vários tipos.
“Os gêneros são, em ultima análise, o reflexo de estruturas sociais recorrentes e típicas de uma cultura” (MACUSCHI,p.32)

Nenhum comentário:

Postar um comentário